domingo, 15 de dezembro de 2013

Hackers e Crackers são termos comuns na área da informática e são confundidos frequentemente pelos mais leigos no assunto. Ambos possuem conhecimentos e habilidades extraordinárias em lidar com sistemas de computadores e programação, e dedicam muito de seu tempo a esses assuntos.

Mas é um erro comum considerar que Hacker é um usuário de má índole, um bandido da internet, ao contrário do que muitos pensam o Hacker não faz mal a ninguém. Ser Hacker é algo bom para toda a sociedade, pois muitos deles trabalham em colaboração com desenvolvedores de softwares, descobrindo falhas de segurança em sistemas e brechas fatais em um produto. Os Hackers nunca fazem algo com intuito de causar danos, apenas têm o intuito de promover o conhecimento e o auxílio a terceiros.

O termo correto para nomear os malfeitores da internet é Cracker, esses sim são elementos mal intencionados. Os Crackers ultrapassam os limites da lei, criam vírus, malwares, invadem sistemas a fim de quebrar códigos de segurança, e sempre tentam tirar vantagens disso, quase sempre com o objetivo de roubar dados que lhe tragam algum retorno, ou seja, roubo eletrônico. Sua intenção definitivamente é a pior.

Outro termo muito usado na internet é o crack, que é nada mais que um programa utilizado para alterar os registros originais de outro programa para que este funcione como original, o famoso programa pirata.

Existem outros grupos menos conhecidos, como os Phreakers (Phone Breakers), que são especializados em telefonias, tendo como suas principais atividades fazer ligações gratuitas, tanto locais como interurbano e internacional, e temos também os Carders, bandidos que atuam com o intuito de roubar dados de cartões de créditos para fraudes online e até saques em caixa eletrônicos.

Brian Harvey da Universidade da Califórnia definiu qual seria a atitude correta de um Hacker: “Alguém que vive e respira computadores, que sabe tudo sobre computadores, que consegue fazer o que quiser através dos computadores. Igualmente importante, no entanto, é a atitude hacker. Programação de computadores deve ser um hobby, algo feito por prazer e não por dever ou por dinheiro. (não há problema em ganhar dinheiro, mas essa não pode ser a principal razão para alguém ser hacker) - http://www.cs.berkeley.edu/~bh/hacker.html (em inglês)".

by Delo 17:13 No comments | in

0 comentários:

Postar um comentário